O curso de Bombeiro Civil do Centro de Treinamento Brigada & Prevenção/PISTA é o primeiro realizado, diretamente em PISTA Credenciada, Licenciada e Certificada e é realizado de acordo com a portaria CCB 008/600/14 do Corpo de Bombeiros da Policia Militar do Estado de são Paulo.
O Centro de Treinamento Brigada & Prevenção é seus instrutores são credenciados pelo Corpo de Bombeiro Militar do Estado de são Paulo.
A parte teórica do treinamento é realizada na Rua Libero Badaró, 92, 5º andar, Centro, São Paulo/SP e as partes praticas, aqui em nossa PISTA, em Cotia/SP.
ATENÇÃO! Só realize o seu curso de Bombeiro Civil em Centro de Treinamento Credenciado pelo Corpo de Bombeiros do seu estado.
Para verificar se o Centro de Treinamento e seus instrutores são credenciados (no Estado de São Paulo), acesse aos seguintes links:
Centro de Treinamento
Instrutor
Conteúdo programático do curso de Bombeiro Civil do Centro de Treinamento Brigada & Prevenção/PISTA:
Tabela A.1 – Prevenção e Combate a Incêndio
- Introdução: Conhecer a importância e os objetivos gerais do curso, histórico e estatísticas de incêndio.
- Aspectos legais: conhecer os aspectos legais (normas, regulamentações e legislações em todas as esferas governamentais pertinente) relacionados a responsabilidade do bombeiro civil; uso de uniforme e atuação do bombeiro estadual;
- Teoria do fogo: conhecer os quatro elementos formadores de propagação do calor, as temperaturas do fogo, os métodos de extinção do fogo, a classificação dos incêndios, os principais agentes extintores, unidades extintora e capacidade extintora, as fases do combate ao fogo, o flashouver, o backdraft, o bleve e o boil over;
- Proteção contra incêndio: conhecer os conceitos gerais de prevenção, educação e proteção contra incêndio; noções de proteção passiva e proteção ativa: isolamento de risco, compartimentação vertical e horizontal; noções de resistência das estruturas e dos matérias ao fogo e AVCB.
- Conhecer os equipamentos fixos e portáteis de combate a incêndio, saídas de emergências, escadas de segurança, corredores e rotas de fuga, sistemas de iluminação de emergência, elevador de segurança, meios de aviso, detecção de alarme de incêndio e sinalização de emergência;
- Teoria e táticas de combate a incêndio: Conhecer as principais técnicas de busca e exploração da área em sinistro, ventilação natural ou forçada (pressão negativa, venturi e positiva), entrada forçadas, resgate de vítimas, confinamento, isolamento, salvatagem, combate com emprego correto dos tipo de jatos de agua (Neblina, cone de força e solida), emprego, dimensionamento e técnicas de aplicação de espuma mecânica e rescaldo de incêndio.
- Demonstrar a montagem de uma linha direta de combate a incêndio, a partir de um hidrante e/ou viatura, linha adutora e linha siamesa.
- Demonstrar o uso linha de agua para ataque direto, ataque indireto e ataque combinado; atuar obedecendo aos princípios do sistema de comando em emergências.
Tabela A.2 – Equipamentos de combate a incêndio e auxiliares
- Equipamento de operação manual: conhecer os tipos e a operação de extintores (portáteis e extintores sobre rodas, com carga de agua, pó BC, Pó ABC, Co², etc), hidrantes (predial, de coluna e subterrâneo) mangotinho, mangueiras de incêndio ( tipos 1,2,3,4 e 5), chaves de mangueiras (simples e mista) redutores, tampões e adaptadores para mangueiras e hidrantes, derivantes, válvula de recalque, passagem de nível barrilete, esguichos (de jato solido, regulável, formador e auto-edutor de espuma) e proporcionadores de espuma (de linha e de sistema).
- Equipamento de sistema fixo e operação automática: conhecer os equipamento e os principais procedimentos de emergência para o correto funcionamento de bombas (elétricas e a combustão), chuveiros automáticos (sprinklers) e sistema fixos de combate a incêndio (como espuma mecânica, gases, etc)
- Equipamentos auxiliares: conhecer como transportar e armar uma escada prolongável. Conhecer como operar no mínimo as seguintes ferramentas de corte, arrombamento e remoção (marchado, machado- picareta, corta-a-frio, croque, alavanca pé-de-cabra e ferramentas hidráulicas de corte e tração). Conhecer lanternas e refletores portáteis para iluminação. Conhecer o emprego de uma lona para salvatagem.
Tabela A.3 – Atividade operacionais de bombeiro civil
- Atividades administrativas e operacionais: Conhecer as principais atribuições do bombeiro civil, conhecer os sistemas de comunicação por voz (fixa e móvel) e dados, conhecer o código alfabeto fonético. Conhecer o código de pronuncia de números, conhecer os procedimentos de inspeção preventiva, conhecer os padrões de inspeção visual e de teste de funcionamento de extintores de incêndio, conforme normas brasileiras específicas para cada tipo de extintor, conhecer como são realizados os testes de abertura e vedação de um hidrante predial, conhecer como é feito o preenchimento de um relatório de incêndio em conformidade com a ABNT NBR 14023, conhecer os procedimentos para efetuar a troca de um bico de chuveiro automático (sprinklers), conhecer as recomendações para inspeção, manutenção e cuidados com as mangueiras de incêndio, conforme as normas ABNT NBR 11861 e ABNT NBR 12779, conhecer os procedimentos para acionar os serviços público locais de atendimento a emergências (corpo de bombeiros, SAMU, defesa civil, policia, agência ambiental e/ou outras de responsabilidade local), conhecer os tipos de para-raio e os procedimentos de inspeção visual nos cabos e conectores, conhecer as características, tipos, princípios de funcionamento e os procedimentos de segurança e emergência em caldeiras e vasos sob pressão, conhecer os geradores, conjuntos moto bomba e moto ventiladores, suas aplicações, operação e manutenção preventiva, conhecer os tipos de armazenagem e instalações de gases (no mínimo GN, GLP, oxigênio, acetileno, nitrogênio, cloro e amônia) procedimento de emergência.
Tabela A.4 – EPI e EPR
- EPI: conhecer os equipamentos de proteção individual para proteção da cabeça, olhos e face, proteção auditiva, proteção respiratória, tronco membros superiores, membros inferiores e corpo inteiro, em conformidade com as normas brasileiras especificas para combate a incêndio, nacionais e na falta normas brasileiras, adotar normas internacionais.
- EPR: Conhecer e saber a origem e os riscos de exposição a no mínimo os seguintes tipos de gases: asfixiantes – gas liquefeito de petróleo (GLP), gas metano (CH), dióxido de carbono (Co²) e acetileno; gases tóxicos, monóxido de carbono (CO), sulfridrico (H²S) e cianídrico (HCN) e gases irritantes ou corrosivos – amônia (NH²) e cloro, conhecer as características de atmosfera insalubre por concentração de O²;
- Conhecer a utilização e a higienização e limpeza dos seguintes equipamentos de proteção respiratória: mascaras filtrantes e conjunto de máscara autônoma de ar respirável e mascara dedicada para vítima (carona), saber calcular a autonomia do conjunto mascara autônoma, conhecer e saber identificar a finalidade dos dados impressos nos cilindros de ar respirável.
Tabela A.5 – Salvamento Terrestre
- Emergências em elevador: conhecer os princípios de funcionamento de um elevador e as emergências especificas, conforme recomendações de cada fabricante de elevador.
- Prevenção em área de pouco de helicópteros: conhecer os principais riscos no pouso de helicóptero e os principais procedimentos de segurança para balizamento, embarque e desembarque de passageiros e procedimentos de controle em caso de emergência, envolvendo incêndio e resgate de vítimas.
- Plano de emergência: conhecer as principais recomendações de um plano de emergência, relativas a uma emergência contra incêndio, hostilidades em casos de ameaças de bombas e terrorismo, uma emergência de abandono de área em uma planta, conforme norma NBR 15219 da ABNT.
- Regastes de vítimas em espaço confinado: conhecer as normas e procedimentos para resgate de vítima em espaço confinados.
- Resgate de vítimas em altura: conhecer as técnicas para resgate de vítimas em altura.
Tabela A.6 – Produtos Perigosos
- Legislação: conhecer a legislação que regulamenta a identificação, transporte, armazenagem, manipulação e as emergências envolvendo produtos perigosos.
- Conceitos: conhecer as classes de riscos, os sistemas de identificação, painel de segurança, rotulo de risco, ficha de emergência e FISPQ.
- Guia de procedimentos de emergências: conhecer e saber consultar o manual de emergências com produtos perigosos da ABIQUIM/PRO-UIMICA.
- EPI e EPR: conhecer os equipamentos de proteção individual e respiratória nível A,B e C específicos para atendimento a produtos perigosos.
- Ações operacionais: conhecer o sistema de organização de área do sinistro em zonas de segurança, apoio e de acesso limitado (quente, morna e fria), conhecer os equipamentos e métodos de contenção e confinamento de derramamento de produtos perigosos, conhecer as técnicas de resgate de vítimas contaminadas por produtos perigosos e descontaminação e vítimas e ambientes.
Tabela A.7 – Primeiros Socorros
- Legislação especifica: conhecer a legislação que regulamenta os procedimentos de primeiros- socorros para o nível equivalente a bombeiro civil.
- Procedimentos inicias: conhecer os procedimentos para avaliação da segurança do local, números de vítimas e os procedimentos de biossegurança, conhecer os procedimentos para acionamento dos serviços públicos e privados de socorro de vítimas e as ações para localização dos hospitais de referência nas proximidades do local de trabalho, conhecer os procedimentos para o planejamento das ações conforme definido previamente no plano de emergência da planta.
- Avaliação inicial: conhecer os riscos iminentes, os mecanismos de lesão, números de vítimas e o exame físico destas.
- Vias áreas: conhecer os sinais e sintomas de obstruções em adultos, crianças e bebes conscientes e inconscientes.
- RCP: conhecer as técnicas e RCP para adultos, crianças e bebes.
- AED/DEA: conhecer equipamento semi-automáticos para desfibrilação externa precoce.
- Estado de choque: conhecer os sinais, sintomas e técnicas de prevenção e tratamento.
- Hemorragias: Conhecer as técnicas de Hemostasia.
- Fraturas: conhecer as fraturas abertas e fechadas e técnicas de imobilizações.
- Ferimentos: identificar os tipos de ferimentos localizados.
- Queimaduras: conhecer os tipos (térmicas, químicas e elétricas) e os graus (primeiros, segundo e terceiro) das queimaduras.
- Emergências clinicas: reconhecer AVC, dispneias, hiper e hipotensiva, IAM, diabetes e hipoglicemia.
- Movimentação, remoção E transporte e vítimas: conhecer as técnicas de transporte de vítima clinicas e traumáticas com suspeitas de lesão na coluna vertebral.
- Pessoas com mobilidade reduzida: Conhecer as técnicas de abordagem, cuidados e condução de acordo com o plano de emergência da planta.
- Protocolo com incidente com múltiplas vítimas: conhecer as ações de avaliação, zoneamento, triagem e método start para acidentes e incidentes que envolvam múltiplas vítimas.
- Psicologia em emergências: conhecer a reação das pessoas em situações de emergências e a administração do estresse após incidentes críticos para os profissionais de emergência.
Tabela A.8 – Fundamentos de Análise de Riscos
- Fundamentos da análise de riscos: conhecer os conceitos de ferramentas para melhor a percepção e a identificação dos perigos, bem como analise e avaliação de risco e sias consequente minimização ou eliminação.
- Riscos específicos de plantas: discutir os riscos especifico e o plano de emergência contra incêndio de no mínimo os seguintes tipos e planta: serviço de hospedagem, comercial, shopping center, indústria química, indústria metalúrgica, deposito e local de reunião pública.
MATÉRIAS EXTRACURRICULARES
- Ética profissional;
- Higiene pessoal;
- Noções de Acidentes do Trabalho;
- Código fonético (HT).
Dispomos de turmas em todos os dias e horários
Entre em contato e informe-se sobre as vantagens de realizar o curso de Bombeiro Civil, diretamente em um Centro de Treinamento/PISTA de Combate a Incêndio e com instrutores credenciados e experientes.