Brigada e Prevenção - Prevenção da Vida, Patrimônio e Ambiente

Treinamento Brigada de Incêndio

Treinamento Brigada de Incêndio:

Brigada de Incêndio: É um grupo organizado de pessoas preferencialmente voluntarias ou indicadas, treinadas e capacitadas para atuar na prevenção e no combate ao princípio de incêndio, abandono de área e primeiros socorros, dentro de uma área preestabelecida na planta.


Os treinamentos de Brigada de Incêndio (níveis BÁSICO/1, INTERMEDIÁRIO/2 E AVANÇADO/3) do Centro de Treinamento Brigada & Prevenção são realizados em nosso Centro de Treinamento (PISTA) ou nas instalações do cliente a de acordo com as seguintes legislações:


-  NBR (Norma brasileira de registro) 14.276 da ABNT (Associação brasileira de normas técnicas);
-  IT (Instrução técnica) 17/2014 do Decreto Estadual n° 56819/2011 do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo; e
-  NR (Norma regulamentadora) 23 da Portaria n° 3.214/1978 do MTe (Ministério do trabalho e emprego) e necessidades do cliente.


FORNECEMOS: Apostila e certificado/credencial para os participantes e certificado e atestado para a empresa, uma foto da equipe impressa e um CD com fotos e vídeos do treinamento.


OBJETIVO DO TREINAMENTO: Transmitir aos alunos conhecimentos para atuar na prevenção e no combate a princípio de incêndio e incêndio, abandono de área, primeiros socorros (APH) e proteção ao meio ambiente.



Curso de Primeiros Socorros (APH)

Curso de Primeiros Socorros (APH):

Primeiros Socorros: São procedimentos de emergência, os quais devem ser aplicados a vítimas de acidentes, mal súbito ou em perigo de vida, com o intuito de manter sinais vitais até que se obtenha socorro especializado.


OBJETIVO DO TREINAMENTO: Proporcionar aos participantes conhecimentos básicos sobre as técnicas de socorros de emergência, que deveram ser aplicados em uma vítima de acidentes traumáticos ou clínicos, com uso das técnicas adequadas e utilização de matérias de fácil aplicação.


O curso de Primeiro Socorros (APH) do Centro de Treinamento Brigada & Prevenção, poderá ser realizado diretamente não instalações dos nossos clientes ou diretamente em nosso Centro de Treinamento.
Dispomos dos seguintes módulo de treinamentos:
- 4 horas;
- 8 horas;
- Módulo de acordo com as necessidades dos clientes.


 


Curso de Atendimento a Emergências Químicas (NR 16)

Curso de Atendimento a Emergências Químicas (NR 16):

Produtos Químicos: é toda substância sólida, líquida ou gasosa que quando fora de seu recipiente passa a produzir perigo para as pessoas, propriedades e ao meio ambiente.


Legislação Federal 96.044/88, Portaria 204/97, NR 16 do MTe, NBR 7500 da ABNT, IT 32 e Dec. Estadual 56.819/11.


OBJETIVO DO CURSO: Transmitir aos participantes, princípios necessários na ação preventiva e controle de emergências decorrentes dos trabalhos com produtos químicos, bem como capacitá-los para estabelecer condições seguras de manuseio e armazenagem, identificação dos produtos e seus riscos em situações de emergências e determinar as ações necessárias para controle, descontaminação e recuperação do local sinistrado.



Curso de Trabalho em Altura (NR 35)

Curso de Trabalho em Altura (NR 35):

Trabalho em Altura é definido como sendo todas as atividades executadas em uma altura superior a 2 metros.


Regulamentado pela NR 35 do MTe (Ministério do Trabalho e Emprego).


As nossas instalações para realização dos treinamentos práticos de Trabalho em Altura, foram construídas com o objetivo de suprir todas as necessidades e realidades do mercado.


As instalações são compostas por: Torre com 10m de altura, podendo ser elevada por sistema de andaimes, escada tipo marinheiro, passarela e trilhos.


OBJETIVO DO TREINAMENTO: Proporcionar aos participantes, os conhecimentos básicos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, organização e a execução, visando garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direto ou indiretamente nas atividades.


Este treinamento poderá ser realizado diretamente nas instalações do cliente (IN LOCO) ou em nosso Centro de Treinamento.


Curso de Espaço Confinado (NR 33)

Curso de Espaço Confinado (NR 33):

Espaço Confinado é qualquer área não projetada para ocupação contínua, a qual possui meios limitados de entrada e saída, e na qual a ventilação existente é insuficiente para remover contaminantes perigosos e ou deficiência/enriquecimento de oxigênio que possam existir ou se desenvolverem.


O treinamento em Espaço Confinado é regulamentado pela Portaria 202 do MTe, de 22 de dezembro de 2006, NR 33, e pela NBR 14787:2001 da ABNT.


As nossas instalações para realização dos treinamentos práticos em Espaço Confinado, foram construídas com o objetivo de suprir todas as necessidades e realidades práticas do mercado.


As instalações são compostas por: Sistema fixo de sustentação (tripé), alçapão, “poço” de 6 (seis) metros de profundidade e com 1,50cm de diâmetro, espaço interno no fundo do “poço” de 2m de túnel para ambos os lados e com entrada e saída de emergência.


OBJETIVO DO CURSO: Estabelecer os requisitos mínimos para identificação de espaços confinados, seu reconhecimento, monitoramento e controle dos riscos existentes, de forma a garantir permanentemente a segurança e saúde dos trabalhadores.


CARGA HORÁRIA: Trabalhador e Vigia de Espaços Confinados: 16 horas aula.
Supervisor de Entrada em Espaços Confinados: 40 horas aula.


Estes treinamentos poderão ser realizados diretamente nas instalações do cliente (IN LOCO) ou em nossas instalações (Centro de Treinamento).


Serviços de Segurança Contra Incêndio

Serviços de Segurança Contra Incêndio:

• Toda Assessoria junto ao Corpo de Bombeiros para emissão e renovação de AVCB de acordo com a IT 42;
• Treinamentos prático de Abandono de Área e elaboração de Plano de Emergência Conta Incêndio, conforme IT 16 e NBR 15.219;
• Adequação da sinalização de segurança conforme NR 26, IT 20 e NBR 13.434;
• Prestação de serviços mensal de Bombeiro Civil (posto fixo), conforme IT 17, NBR 14.608 e Lei Federal 11.901;
• Vistoria Técnica de Segurança Contra Incêndio;
• Vistoria mensal em extintores de acordo com a NR 23;
• Teste operacional em sistemas de hidrantes, alarme de incêndio e luminárias de emergências.



Curso de RCP/DEA

Curso de RCP/DEA:

O curso de RCP (Ressuscitação Cardiopulmonar) e DEA (Desfibrilador Externo Automático) é ideal para profissionais e empresas que possuem a necessidade de realizar a capacitação no manuseio do DEA e na realização das atuais manobras de RCP.


A carga horária do curso é de 08 horas e pode ser cursado por qualquer pessoa independente de formação ou profissão. O curso inclui noções de anatomia e fisiologia, analise primária e secundária, sistemas de emergência e segurança, biossegurança e aspectos legais da prestação de socorro.

O nosso curso de RCP e DEA é composto por teoria e prática. O módulo prático é realizado com desfibriladores externos automáticos e manequins aprovados pela American Heart Association para o treinamento das manobras de ressuscitação cardiopulmonar.



Curso de Bombeiro Civil

Curso de Bombeiro Civil:

O curso de Bombeiro Civil do Centro de Treinamento Brigada & Prevenção/PISTA é o primeiro realizado, diretamente em PISTA Credenciada, Licenciada e Certificada e é realizado de acordo com a portaria CCB 008/600/14 do Corpo de Bombeiros da Policia Militar do Estado de são Paulo.


O Centro de Treinamento Brigada & Prevenção é seus instrutores são credenciados pelo Corpo de Bombeiro Militar do Estado de são Paulo.


A parte teórica do treinamento é realizada na Rua Libero Badaró, 92, 5º andar, Centro, São Paulo/SP e as partes praticas, aqui em nossa PISTA, em Cotia/SP.


ATENÇÃO! Só realize o seu curso de Bombeiro Civil em Centro de Treinamento Credenciado pelo Corpo de Bombeiros do seu estado.


Para verificar se o Centro de Treinamento e seus instrutores são credenciados (no Estado de São Paulo), acesse aos seguintes links:
Centro de Treinamento: http://www.ccb.policiamilitar.sp.gov.br/credenciamento/_consultas_cf_bombeiros_civis_credenciados.php
Instrutor: http://www.ccb.policiamilitar.sp.gov.br/credenciamento/_consultas_instrutores_credenciados.php 


Conteúdo programático do curso de Bombeiro Civil do Centro de Treinamento Brigada & Prevenção/PISTA:


Tabela A.1 – Prevenção e Combate a Incêndio.
1 - Introdução: Conhecer a importância e os objetivos gerais do curso, histórico e estatísticas de incêndio.
2 - Aspectos legais: conhecer os aspectos legais (normas, regulamentações e legislações em todas as esferas governamentais pertinente) relacionados a responsabilidade do bombeiro civil; uso de uniforme e atuação do bombeiro estadual;
3 - Teoria do fogo: conhecer os quatro elementos formadores de propagação do calor, as temperaturas do fogo, os métodos de extinção do fogo, a classificação dos incêndios, os principais agentes extintores, unidades extintora e capacidade extintora, as fases do combate ao fogo, o flashouver, o backdraft, o bleve e o boil over;          
4 - Proteção contra incêndio: conhecer os conceitos gerais de prevenção, educação e proteção contra incêndio; noções de proteção passiva e proteção ativa: isolamento de risco, compartimentação vertical e horizontal; noções de resistência das estruturas e dos matérias ao fogo e AVCB.
5 - Conhecer os equipamentos fixos e portáteis de combate a incêndio, saídas de emergências, escadas de segurança, corredores e rotas de fuga, sistemas de iluminação de emergência, elevador de segurança, meios de aviso, detecção de alarme de incêndio e sinalização de emergência;
6 - Teoria e táticas de combate a incêndio: Conhecer as principais técnicas de busca e exploração da área em sinistro, ventilação natural ou forçada (pressão negativa, venturi e positiva), entrada forçadas, resgate de vítimas, confinamento, isolamento, salvatagem, combate com emprego correto dos tipo de jatos de agua (Neblina, cone de força e solida), emprego, dimensionamento e técnicas de aplicação de espuma mecânica e rescaldo de incêndio.
7 - Demonstrar a montagem de uma linha direta de combate a incêndio, a partir de um hidrante e/ou viatura, linha adutora e linha siamesa.
8 - Demonstrar o uso linha de agua para ataque direto, ataque indireto e ataque combinado; atuar obedecendo aos princípios do sistema de comando em emergências.


Tabela A.2 - Equipamentos de combate a incêndio e auxiliares.
1 - Equipamento de operação manual: conhecer os tipos e a operação de extintores (portáteis e extintores sobre rodas, com carga de agua, pó BC, Pó ABC, Co², etc), hidrantes (predial, de coluna e subterrâneo) mangotinho, mangueiras de incêndio ( tipos 1,2,3,4 e 5), chaves de mangueiras (simples e mista) redutores, tampões e adaptadores para mangueiras e hidrantes, derivantes, válvula de recalque, passagem de nível barrilete, esguichos (de jato solido, regulável, formador e auto-edutor de espuma) e proporcionadores de espuma (de linha e de sistema).                      
2 - Equipamento de sistema fixo e operação automática: conhecer os equipamento e os principais procedimentos de emergência para o correto funcionamento de bombas (elétricas e a combustão), chuveiros automáticos (sprinklers) e sistema fixos de combate a incêndio (como espuma mecânica, gases, etc)
3 - Equipamentos auxiliares: conhecer como transportar e armar uma escada prolongável. Conhecer como operar no mínimo as seguintes ferramentas de corte, arrombamento e remoção (marchado, machado- picareta, corta-a-frio, croque, alavanca pé-de-cabra e ferramentas hidráulicas de corte e tração). Conhecer lanternas e refletores portáteis para iluminação. Conhecer o emprego de uma lona para salvatagem.


Tabela A.3 - Atividade operacionais de bombeiro civil.
1 - Atividades administrativas e operacionais: Conhecer as principais atribuições do bombeiro civil, conhecer os sistemas de comunicação por voz (fixa e móvel) e dados, conhecer o código alfabeto fonético. Conhecer o código de pronuncia de números, conhecer os procedimentos de inspeção preventiva, conhecer os padrões de inspeção visual e de teste de funcionamento de extintores de incêndio, conforme normas brasileiras específicas para cada tipo de extintor, conhecer como são realizados os testes de abertura e vedação de um hidrante predial, conhecer como é feito o preenchimento de um relatório de incêndio em conformidade com a ABNT NBR 14023, conhecer os procedimentos para efetuar a troca de um bico de chuveiro automático (sprinklers), conhecer as recomendações para inspeção, manutenção e cuidados com as mangueiras de incêndio, conforme as normas ABNT NBR 11861 e ABNT NBR 12779, conhecer os procedimentos para acionar os serviços público locais de atendimento a emergências (corpo de bombeiros, SAMU, defesa civil, policia, agência ambiental e/ou outras de responsabilidade local), conhecer os tipos de para-raio e os procedimentos de inspeção visual nos cabos e conectores, conhecer as características, tipos, princípios de funcionamento e os procedimentos de segurança e emergência em caldeiras e vasos sob pressão, conhecer os geradores, conjuntos moto bomba e moto ventiladores, suas aplicações, operação e manutenção preventiva, conhecer os tipos de armazenagem e instalações de gases (no mínimo GN, GLP, oxigênio, acetileno, nitrogênio, cloro e amônia) procedimento de emergência.


Tabela A.4 - EPI e EPR
01 - EPI: conhecer os equipamentos de proteção individual para proteção da cabeça, olhos e face, proteção auditiva, proteção respiratória, tronco membros superiores, membros inferiores e corpo inteiro, em conformidade com as normas brasileiras especificas para combate a incêndio, nacionais e na falta normas brasileiras, adotar normas internacionais.
02 - EPR: Conhecer e saber a origem e os riscos de exposição a no mínimo os seguintes tipos de gases: asfixiantes – gas liquefeito de petróleo (GLP), gas metano (CH), dióxido de carbono (Co²) e acetileno; gases tóxicos, monóxido de carbono (CO), sulfridrico (H²S) e cianídrico (HCN) e gases irritantes ou corrosivos -  amônia (NH²) e cloro, conhecer as características de atmosfera insalubre por concentração de O²;
03 - Conhecer a utilização e a higienização e limpeza dos seguintes equipamentos de proteção respiratória: mascaras filtrantes e conjunto de máscara autônoma de ar respirável e mascara dedicada para vítima (carona), saber calcular a autonomia do conjunto mascara autônoma, conhecer e saber identificar a finalidade dos dados impressos nos cilindros de ar respirável.


Tabela A.5 - Salvamento Terrestre.
01 - Emergências em elevador: conhecer os princípios de funcionamento de um elevador e as emergências especificas, conforme recomendações de cada fabricante de elevador.
02 - Prevenção em área de pouco de helicópteros: conhecer os principais riscos no pouso de helicóptero e os principais procedimentos de segurança para balizamento, embarque e desembarque de passageiros e procedimentos de controle em caso de emergência, envolvendo incêndio e resgate de vítimas.
03 - Plano de emergência: conhecer as principais recomendações de um plano de emergência, relativas a uma emergência contra incêndio, hostilidades em casos de ameaças de bombas e terrorismo, uma emergência de abandono de área em uma planta, conforme norma NBR 15219 da ABNT.
04 - Regastes de vítimas em espaço confinado: conhecer as normas e procedimentos para resgate de vítima em espaço confinados.
05 - Resgate de vítimas em altura: conhecer as técnicas para resgate de vítimas em altura.


Tabela A.6 - Produtos Perigosos
01 - Legislação: conhecer a legislação que regulamenta a identificação, transporte, armazenagem, manipulação e as emergências envolvendo produtos perigosos.
02 - Conceitos: conhecer as classes de riscos, os sistemas de identificação, painel de segurança, rotulo de risco, ficha de emergência e FISPQ.
03 - Guia de procedimentos de emergências: conhecer e saber consultar o manual de emergências com produtos perigosos da ABIQUIM/PRO-UIMICA.
04 - EPI e EPR: conhecer os equipamentos de proteção individual e respiratória nível A,B e C específicos para atendimento a produtos perigosos.
Ações operacionais: conhecer o sistema de organização de área do sinistro em zonas de segurança, apoio e de acesso limitado (quente, morna e fria), conhecer os equipamentos e métodos de contenção e confinamento de derramamento de produtos perigosos, conhecer as técnicas de resgate de vítimas contaminadas por produtos perigosos e descontaminação e vítimas e ambientes.


Tabela A.7 - Primeiros Socorros
01 - Legislação especifica: conhecer a legislação que regulamenta os procedimentos de primeiros- socorros para o nível equivalente a bombeiro civil.
02 - Procedimentos inicias: conhecer os procedimentos para avaliação da segurança do local, números de vítimas e os procedimentos de biossegurança, conhecer os procedimentos para acionamento dos serviços públicos e privados de socorro de vítimas e as ações para localização dos hospitais de referência nas proximidades do local de trabalho, conhecer os procedimentos para o planejamento das ações conforme definido previamente no plano de emergência da planta.
03 - Avaliação inicial: conhecer os riscos iminentes, os mecanismos de lesão, números de vítimas e o exame físico destas.
04 - Vias áreas: conhecer os sinais e sintomas de obstruções em adultos, crianças e bebes conscientes e inconscientes.
05 - RCP: conhecer as técnicas e RCP para adultos, crianças e bebes.
06 - AED/DEA: conhecer equipamento semi-automáticos para desfibrilação externa precoce.
07 - Estado de choque: conhecer os sinais, sintomas e técnicas de prevenção e tratamento.
08 - Hemorragias: Conhecer as técnicas de Hemostasia.
09 - Fraturas: conhecer as fraturas abertas e fechadas e técnicas de imobilizações.
10 - Ferimentos: identificar os tipos de ferimentos localizados.
11 - Queimaduras: conhecer os tipos (térmicas, químicas e elétricas) e os graus (primeiros, segundo e terceiro) das queimaduras.
12 - Emergências clinicas: reconhecer AVC, dispneias, hiper e hipotensiva, IAM, diabetes e hipoglicemia.
13 - Movimentação, remoção E transporte e vítimas: conhecer as técnicas de transporte de vítima clinicas e traumáticas com suspeitas de lesão na coluna vertebral.
14 - Pessoas com mobilidade reduzida: Conhecer as técnicas de abordagem, cuidados e condução de acordo com o plano de emergência da planta.             
15 - Protocolo com incidente com múltiplas vítimas: conhecer as ações de avaliação, zoneamento, triagem e método start para acidentes e incidentes que envolvam múltiplas vítimas.
16 - Psicologia em emergências: conhecer a reação das pessoas em situações de emergências e a administração do estresse após incidentes críticos para os profissionais de emergência.


Tabela A.8 – Fundamentos de Análise de Riscos.
01 – Fundamentos da análise de riscos: conhecer os conceitos de ferramentas para melhor a percepção e a identificação dos perigos, bem como analise e avaliação de risco e sias consequente minimização ou eliminação.
02 - Riscos específicos de plantas: discutir os riscos especifico e o plano de emergência contra incêndio de no mínimo os seguintes tipos e planta: serviço de hospedagem, comercial, shopping center, indústria química, indústria metalúrgica, deposito e local de reunião pública.


MATÉRIAS EXTRACURRICULARES:
- Ética profissional;
- Higiene pessoal;
- Noções de Acidentes do Trabalho;
- Código fonético (HT).


Dispomos de turmas em todos os dias e horários.


Entre em contato e informe-se sobre as vantagens de realizar o curso de Bombeiro Civil, diretamente em um Centro de Treinamento/PISTA de Combate a Incêndio e com instrutores credenciados e experientes.



Curso de RCP/DEA

SESMIT/Segurança do Trabalho

Realizamos todos os treinamentos, serviços e programas relacionados ao SESMT (Segurança do Trabalho), através de um contrato, onde o cliente paga mensalmente, diluindo assim o valor total.

Entre em contato e veja as vantagens!