CENTRO DE TREINAMENTO

Curso de Bombeiro Civil

O curso de Bombeiro Civil do Centro de Treinamento Brigada & Prevenção/PISTA é o primeiro realizado, diretamente em PISTA Credenciada, Licenciada e Certificada

CLIENTES ATENDIDOS

320Clientes
Quantidade de clientes que atendemos ao longo desses anos
3976Alunos
Pessoas que passaram por algum de nossos treinamentos
158900Horas

Quantidade de horas de treinamos já efetuados.

Curso de Bombeiro Civil

O curso de Bombeiro Civil do Centro de Treinamento Brigada & Prevenção/PISTA é o primeiro realizado, diretamente em PISTA Credenciada, Licenciada e Certificada e é realizado de acordo com a portaria CCB 008/600/14 do Corpo de Bombeiros da Policia Militar do Estado de são Paulo. O Centro de Treinamento Brigada & Prevenção é seus instrutores são credenciados pelo Corpo de Bombeiro Militar do Estado de são Paulo. A parte teórica do treinamento é realizada na Rua Libero Badaró, 92, 5º andar, Centro, São Paulo/SP e as partes praticas, aqui em nossa PISTA, em Cotia/SP. ATENÇÃO! Só realize o seu curso de Bombeiro Civil em Centro de Treinamento Credenciado pelo Corpo de Bombeiros do seu estado. Para verificar se o Centro de Treinamento e seus instrutores são credenciados (no Estado de São Paulo), acesse aos seguintes links:
Centro de Treinamento
Instrutor Conteúdo programático do curso de Bombeiro Civil do Centro de Treinamento Brigada & Prevenção/PISTA:
Tabela A.1 – Prevenção e Combate a Incêndio
  1. Introdução: Conhecer a importância e os objetivos gerais do curso, histórico e estatísticas de incêndio.
  2. Aspectos legais: conhecer os aspectos legais (normas, regulamentações e legislações em todas as esferas governamentais pertinente) relacionados a responsabilidade do bombeiro civil; uso de uniforme e atuação do bombeiro estadual;
  3. Teoria do fogo: conhecer os quatro elementos formadores de propagação do calor, as temperaturas do fogo, os métodos de extinção do fogo, a classificação dos incêndios, os principais agentes extintores, unidades extintora e capacidade extintora, as fases do combate ao fogo, o flashouver, o backdraft, o bleve e o boil over;
  4. Proteção contra incêndio: conhecer os conceitos gerais de prevenção, educação e proteção contra incêndio; noções de proteção passiva e proteção ativa: isolamento de risco, compartimentação vertical e horizontal; noções de resistência das estruturas e dos matérias ao fogo e AVCB.
  5. Conhecer os equipamentos fixos e portáteis de combate a incêndio, saídas de emergências, escadas de segurança, corredores e rotas de fuga, sistemas de iluminação de emergência, elevador de segurança, meios de aviso, detecção de alarme de incêndio e sinalização de emergência;
  6. Teoria e táticas de combate a incêndio: Conhecer as principais técnicas de busca e exploração da área em sinistro, ventilação natural ou forçada (pressão negativa, venturi e positiva), entrada forçadas, resgate de vítimas, confinamento, isolamento, salvatagem, combate com emprego correto dos tipo de jatos de agua (Neblina, cone de força e solida), emprego, dimensionamento e técnicas de aplicação de espuma mecânica e rescaldo de incêndio.
  7. Demonstrar a montagem de uma linha direta de combate a incêndio, a partir de um hidrante e/ou viatura, linha adutora e linha siamesa.
  8. Demonstrar o uso linha de agua para ataque direto, ataque indireto e ataque combinado; atuar obedecendo aos princípios do sistema de comando em emergências.
Tabela A.2 – Equipamentos de combate a incêndio e auxiliares
  1. Equipamento de operação manual: conhecer os tipos e a operação de extintores (portáteis e extintores sobre rodas, com carga de agua, pó BC, Pó ABC, Co², etc), hidrantes (predial, de coluna e subterrâneo) mangotinho, mangueiras de incêndio ( tipos 1,2,3,4 e 5), chaves de mangueiras (simples e mista) redutores, tampões e adaptadores para mangueiras e hidrantes, derivantes, válvula de recalque, passagem de nível barrilete, esguichos (de jato solido, regulável, formador e auto-edutor de espuma) e proporcionadores de espuma (de linha e de sistema).
  2. Equipamento de sistema fixo e operação automática: conhecer os equipamento e os principais procedimentos de emergência para o correto funcionamento de bombas (elétricas e a combustão), chuveiros automáticos (sprinklers) e sistema fixos de combate a incêndio (como espuma mecânica, gases, etc)
  3. Equipamentos auxiliares: conhecer como transportar e armar uma escada prolongável. Conhecer como operar no mínimo as seguintes ferramentas de corte, arrombamento e remoção (marchado, machado- picareta, corta-a-frio, croque, alavanca pé-de-cabra e ferramentas hidráulicas de corte e tração). Conhecer lanternas e refletores portáteis para iluminação. Conhecer o emprego de uma lona para salvatagem.
Tabela A.3 – Atividade operacionais de bombeiro civil
  1. Atividades administrativas e operacionais: Conhecer as principais atribuições do bombeiro civil, conhecer os sistemas de comunicação por voz (fixa e móvel) e dados, conhecer o código alfabeto fonético. Conhecer o código de pronuncia de números, conhecer os procedimentos de inspeção preventiva, conhecer os padrões de inspeção visual e de teste de funcionamento de extintores de incêndio, conforme normas brasileiras específicas para cada tipo de extintor, conhecer como são realizados os testes de abertura e vedação de um hidrante predial, conhecer como é feito o preenchimento de um relatório de incêndio em conformidade com a ABNT NBR 14023, conhecer os procedimentos para efetuar a troca de um bico de chuveiro automático (sprinklers), conhecer as recomendações para inspeção, manutenção e cuidados com as mangueiras de incêndio, conforme as normas ABNT NBR 11861 e ABNT NBR 12779, conhecer os procedimentos para acionar os serviços público locais de atendimento a emergências (corpo de bombeiros, SAMU, defesa civil, policia, agência ambiental e/ou outras de responsabilidade local), conhecer os tipos de para-raio e os procedimentos de inspeção visual nos cabos e conectores, conhecer as características, tipos, princípios de funcionamento e os procedimentos de segurança e emergência em caldeiras e vasos sob pressão, conhecer os geradores, conjuntos moto bomba e moto ventiladores, suas aplicações, operação e manutenção preventiva, conhecer os tipos de armazenagem e instalações de gases (no mínimo GN, GLP, oxigênio, acetileno, nitrogênio, cloro e amônia) procedimento de emergência.
Tabela A.4 – EPI e EPR
  1. EPI: conhecer os equipamentos de proteção individual para proteção da cabeça, olhos e face, proteção auditiva, proteção respiratória, tronco membros superiores, membros inferiores e corpo inteiro, em conformidade com as normas brasileiras especificas para combate a incêndio, nacionais e na falta normas brasileiras, adotar normas internacionais.
  2. EPR: Conhecer e saber a origem e os riscos de exposição a no mínimo os seguintes tipos de gases: asfixiantes – gas liquefeito de petróleo (GLP), gas metano (CH), dióxido de carbono (Co²) e acetileno; gases tóxicos, monóxido de carbono (CO), sulfridrico (H²S) e cianídrico (HCN) e gases irritantes ou corrosivos – amônia (NH²) e cloro, conhecer as características de atmosfera insalubre por concentração de O²;
  3. Conhecer a utilização e a higienização e limpeza dos seguintes equipamentos de proteção respiratória: mascaras filtrantes e conjunto de máscara autônoma de ar respirável e mascara dedicada para vítima (carona), saber calcular a autonomia do conjunto mascara autônoma, conhecer e saber identificar a finalidade dos dados impressos nos cilindros de ar respirável.
Tabela A.5 – Salvamento Terrestre
  1. Emergências em elevador: conhecer os princípios de funcionamento de um elevador e as emergências especificas, conforme recomendações de cada fabricante de elevador.
  2. Prevenção em área de pouco de helicópteros: conhecer os principais riscos no pouso de helicóptero e os principais procedimentos de segurança para balizamento, embarque e desembarque de passageiros e procedimentos de controle em caso de emergência, envolvendo incêndio e resgate de vítimas.
  3. Plano de emergência: conhecer as principais recomendações de um plano de emergência, relativas a uma emergência contra incêndio, hostilidades em casos de ameaças de bombas e terrorismo, uma emergência de abandono de área em uma planta, conforme norma NBR 15219 da ABNT.
  4. Regastes de vítimas em espaço confinado: conhecer as normas e procedimentos para resgate de vítima em espaço confinados.
  5. Resgate de vítimas em altura: conhecer as técnicas para resgate de vítimas em altura.
  6. Tabela A.6 – Produtos Perigosos
    1. Legislação: conhecer a legislação que regulamenta a identificação, transporte, armazenagem, manipulação e as emergências envolvendo produtos perigosos.
    2. Conceitos: conhecer as classes de riscos, os sistemas de identificação, painel de segurança, rotulo de risco, ficha de emergência e FISPQ.
    3. Guia de procedimentos de emergências: conhecer e saber consultar o manual de emergências com produtos perigosos da ABIQUIM/PRO-UIMICA.
    4. EPI e EPR: conhecer os equipamentos de proteção individual e respiratória nível A,B e C específicos para atendimento a produtos perigosos.
    5. Ações operacionais: conhecer o sistema de organização de área do sinistro em zonas de segurança, apoio e de acesso limitado (quente, morna e fria), conhecer os equipamentos e métodos de contenção e confinamento de derramamento de produtos perigosos, conhecer as técnicas de resgate de vítimas contaminadas por produtos perigosos e descontaminação e vítimas e ambientes.
      Tabela A.7 – Primeiros Socorros
      1. Legislação especifica: conhecer a legislação que regulamenta os procedimentos de primeiros- socorros para o nível equivalente a bombeiro civil.
      2. Procedimentos inicias: conhecer os procedimentos para avaliação da segurança do local, números de vítimas e os procedimentos de biossegurança, conhecer os procedimentos para acionamento dos serviços públicos e privados de socorro de vítimas e as ações para localização dos hospitais de referência nas proximidades do local de trabalho, conhecer os procedimentos para o planejamento das ações conforme definido previamente no plano de emergência da planta.
      3. Avaliação inicial: conhecer os riscos iminentes, os mecanismos de lesão, números de vítimas e o exame físico destas.
      4. Vias áreas: conhecer os sinais e sintomas de obstruções em adultos, crianças e bebes conscientes e inconscientes.
      5. RCP: conhecer as técnicas e RCP para adultos, crianças e bebes.
      6. AED/DEA: conhecer equipamento semi-automáticos para desfibrilação externa precoce.
      7. Estado de choque: conhecer os sinais, sintomas e técnicas de prevenção e tratamento.
      8. Hemorragias: Conhecer as técnicas de Hemostasia.
      9. Fraturas: conhecer as fraturas abertas e fechadas e técnicas de imobilizações.
      10. Ferimentos: identificar os tipos de ferimentos localizados.
      11. Queimaduras: conhecer os tipos (térmicas, químicas e elétricas) e os graus (primeiros, segundo e terceiro) das queimaduras.
      12. Emergências clinicas: reconhecer AVC, dispneias, hiper e hipotensiva, IAM, diabetes e hipoglicemia.
      13. Movimentação, remoção E transporte e vítimas: conhecer as técnicas de transporte de vítima clinicas e traumáticas com suspeitas de lesão na coluna vertebral.
      14. Pessoas com mobilidade reduzida: Conhecer as técnicas de abordagem, cuidados e condução de acordo com o plano de emergência da planta.
      15. Protocolo com incidente com múltiplas vítimas: conhecer as ações de avaliação, zoneamento, triagem e método start para acidentes e incidentes que envolvam múltiplas vítimas.
      16. Psicologia em emergências: conhecer a reação das pessoas em situações de emergências e a administração do estresse após incidentes críticos para os profissionais de emergência.
      Tabela A.8 – Fundamentos de Análise de Riscos
      1. Fundamentos da análise de riscos: conhecer os conceitos de ferramentas para melhor a percepção e a identificação dos perigos, bem como analise e avaliação de risco e sias consequente minimização ou eliminação.
      2. Riscos específicos de plantas: discutir os riscos especifico e o plano de emergência contra incêndio de no mínimo os seguintes tipos e planta: serviço de hospedagem, comercial, shopping center, indústria química, indústria metalúrgica, deposito e local de reunião pública.

      MATÉRIAS EXTRACURRICULARES

      • Ética profissional;
      • Higiene pessoal;
      • Noções de Acidentes do Trabalho;
      • Código fonético (HT).

      Dispomos de turmas em todos os dias e horários

      Entre em contato e informe-se sobre as vantagens de realizar o curso de Bombeiro Civil, diretamente em um Centro de Treinamento/PISTA de Combate a Incêndio e com instrutores credenciados e experientes.

Cronograma

08March2017

Joined the BusinessLounge Family

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum non dolor ultricies, porttitor justo non, pretium mi.

14February2017

New York Office

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum non dolor ultricies, porttitor justo non, pretium mi.

23April2016

Partnership with ABC Bank

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum non dolor ultricies, porttitor justo non, pretium mi.

01May2015

Founded

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum non dolor ultricies, porttitor justo non, pretium mi.

Mais Sobre Segurança

    Estamos localizados em uma região de fácil acesso, entre as Rodovias Régis Bittencourt (km 282), Embu das Artes/SP e Raposo Tavares (km 25), Cotia/SP e à 8 km do cruzamento do Rodoanel Mário Covas.

    Endereço

    Estrada da Figueroa, 635 - Ressaca - Cotia / SP

    Telefone

    +55 11 4703-3797

    Email

    brigada@brigadaeprevencao.com.br

    Cart